Corrida ao senado: Jáder em alto astral

Jáder teria recuperado seus 50% iniciais. Lembremos: Jáder tinha 50% de intenções de votos, a impugmação de sua candidatura teve como efeito imediato a sua queda nas intenções de votos. Jáder perdeu imediatamente entre 10 e 15 pontos. Quando Jáder caiu trouxe Juvenil consigo. Em pesquisa internas das coligações sabíamos que Juvenil estava com 12 % no início da corrida eleitoral. Quando o IBOPE e o Laboratório da UFPA realizaram suas pesquisas, foi no momento que haviam transcorrido 10 dias da impugnação da candidatura Jáder e acabaram por fotografar Jáder perdendo intenções de votos e Juvenil marcando entre 5.5% e 7%.

Caso se confirme a plena recuperação das intenções de votos em Jáder, é bem possível que Juvenil possa ter se recuperado das perdas iniciais. É Jáder quem carrega Juvenil e não o contrário. Nestas circunstâncias, o pemedebista pode ter recuperado seus 12% iniciais.

Jáder cometeu um erro inesperado quando de sua impugnação. Na luta para se defender perante a opinião pública, acabou por divulgar demais este fato. O mais interessante deste episódio é que os eleitores de Jáder (10 a 15%) retiraram suas intenções de votos em Jáder mas não migraram para outra candidatura, foram para a indecisão e agora estariam retornando ao seu candidato preferido.

Paulo Rocha não deu muita publicidade à sua impugnação, teve freio no seu crescimento, mas perdeu muito pouca intenção de votos.

Especulações à parte, dia 01 de outubro poderemos realizar prognósticos em bases científicas.