Intenções de votos ao senado: comentários

2- ELEIÇÕES PARA O SENADO FEDERAL

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA


JÁDER BARBALHO 39,3%

FLEXA 30,0%

P.AULO ROCHA 26,8%

MARINOR 6,2%

PROF.NEIDE 2,1%

PAULO BRAGA 1,4%

JOÃO AUGUSTO 1,5%

ABEL RIBEIRO 1,1%

SAVANAS 0,6%

YAMADA 0,1%

Comentários:

A segunda pesquisa LCP/UFPA/Veritate registra recuperação e crescimento vertiginoso de Jáder Barbalho. Nossa primeira pesquisa, ocorrida dez dias após a impugnação do ex governador, fotografou Jáder em queda. Nesta segunda pesquisa, a pesquisa fotografou a candidatura Jáder em franco crescimento, muito acima da margem de erro. Jáder sai de 33% em nossa primeira pesquisa para 39% em nossa segunda pesquisa, realizada 15 dias após a primeira.

Jáder está ainda em franco crescimento e deverá chegar no dia 03-10 com uma votação superior ao registrado em nossa segunda pesquisa.

De acordo com nossa duas pesquisas, Flexa Ribeiro está em plena ascenção, saindo de 21% em nossa primeira pesquisa para 30% na segunda. Paulo Rocha, que é o principal adversário de Flexa, também está em crescimento, pois saiu de 22% na primeira pesquisa para 26% na segunda, num intervalo de 15 dias.

Porém, Flexa está surfando na onda amarela (Jatene) e está a "300" kim por hora enquanto Paulo Rocha está a 150 KM por hora. Ou seja, Flexa vem numa tendência crescente. Paulo Rocha cresce em rítimo bom e Flexa em rítimo ótimo. As probabilidades majoritárias de vitória sorriem para Flexa.

Uma observação preocupante:

A massa de eleitores não está esclarecida quanto ao segundo voto para senador. Quando nosso entrevistadores perguntavam pelo segundo voto, os eleitores, desconfiados, não declaravam sua segunda opção. Estes eleitores desconfiavam que os entrevistadores queriam obter outro nome para trocar sua primeira escolha.

Estamos com tendência a muitos votos inválidos para a segunda vaga ao senado.