A estratégia na TV de Ana e a razão do voto em Jatene

Só um correto diagnóstico da razão do voto em Jatene pode conduzir à uma estratégia de enfrentamento eficaz por parte da candidatura Ana. Grande parte dos eleitores de Jatene é parte dos votos de Dilma/Lula (32%). Ora como pode um apoiador de Lula/Dilma votar em Jatene? eis uma pergunta que embute a sua própria resposta.

Um terço dos eleitores de Jatene rejeitam radicalmente Ana Júlia, pois foram provavelmente seus eleitores em 2006. O desconhecimento das obras do governo incumbente somados à rejeição pessoal da governadora, em consequências dos escândalos localizados e sistemáticos, afugentariam estes eleitores de Ana.

Então, 1/3 dos eleitores de Jatene não estão votando afirmativamente neste candidato, mas vendo no tucano o único candidato capaz de tirar Ana Júlia do governo. Então não basta bater em Jatene para resgatar este eleitores, mas sim: promover a imagem de Ana e do governo.

Caso estes pressupostos estejam corretos, então a estratégia na TV teria de sofrer uma inflexão. Para este terço do eleitorado teria de ser pensado um mecanismo com duas dimensões: melhorar a imagem pessoal de Ana Júlia e aprofundar a prestação de contas políticas da governadora. Claro, sem deixar de comparar as duas gestões à frente do executivo paraense.