Eleições 2010: Jatene chutou o PMDB em 2004

Jatene só foi eleito em 2002 devido ao decisivo apoio do PMDB no segundo turno. Ao final, Maria a candidata do PT, foi derrotada por 3% dos votos. Lembro-me bem daquele mandato tucano. O PMDB emplacou secretários e outros cargos no governo eleito. A ex deputada Elcione, que fora derrotada na disputa para o senado, assumiu a secretaria extraordinária de relações institucionais em Brasília: sua função era fazer a intermediação entre os interesses do governo do Pará e os ministérios.

Passados dois anos do mandato Jatene, o PMDB foi escurraçado deste governo, e Jáder e seu partido, magoados, viriam a apoiar Ana Júlia ao governo do Pará nas eleições de 2006.

E que os jatenistas não venham dizer que foram obrigados a expulsar o PMDB de seu governo por ordem de Almir Gabriel. Todos sabem hoje no Pará que Almir nunca mandou em Jatene depois que o mesmo assumiu o governo estadual. O rompimento público de Almir com Jatene, em apoio a Mário Couto, é a maior prova de que Jatene não se submeteu a Almir durante o seu governo gerando reflexos fatais para o PSDB nas eleições estaduais de 2006.