Por que o governo Ana vem falhando na saúde e na educação?

Por certo este é um objeto a ser pesquisado após o fim deste governo. Muitas hipóteses podem a vir a ser testadas, eu de imediato arriscaria propor o seguinte debate:

1- Saúde e educação não deveriam ser objeto de barganha política. Estas duas áreas deveriam ser da cota pessoal do governador, ou seja, não entraria na partilha política com os partidos da base aliada. Hoje existem permanentemente vetos e contra vetos informais dentro das URE's e Polos administrativos. Nestas dimensões administrativas partidos da base aliada dividem o comando da Seduc por regiões, municípios e bairros.

2- O PT tem pelo menos duas décadas de debates acumulado a respeito destas duas áreas e inclusive têm políticas públicas consagradas em muitos municípios e estados membros da federação.

3- Saúde e educação deveriam ter seus titulares, nas diversas dimensões da secretaria, preenchidos por quadros comprometidos com a filosofia radical do serviço público e do republicanismo.

4- O PT deveria ter feito uma reforma administrativa radical na Seduc, que é um elefante branco, desenhado para não funcionar. O burocratismo emperra toda a máquina administrativa na Seduc.

5- O compromisso radical deveria se dar com o empoderamento orçamentário, administrativo e político da escola e dos polos administrativos, para além dos interesses de tendências e ou partido(s).

6- As URE's deveriam ser descentralizadas, dentro da lógica do empoderamento das escolas.

7- A Seduc deveria ter experimentado novas metodologias pedagógicas e buscado permanentemente a qualificação docente e técnico-administrativa.

8- A Seduc deveria ser uma trincheira em defesa da melhoria das condições salariais e sociais da comunidade escolar.

9- A Seduc deveria de fato coordenar por micro-regiões, ou coisa assemelhada, a qualificação da gestão administrativa, orçamentária e política em cada secretaria municipal de educação.

10- O governo do estado deveria ter criado e especializado uma secretaria, a de segurança institucional, que dentre sua missão de segurança, seria também especializada em proteger o governo e o estado dos gestores ( de primeiro, segundo e terceiro escalões) corruptos, que infestam a máquina pública. Quando estive no governo apresentei esta proposta, mas foi engavetada pela Casa Civil.

11- Enfim para fazer Saúde e Educação de qualidade só fora da lógica do aparelhamento do estado. O governo está devendo este performance no Pará.