DS surgiu no Pará a partir do episódio da CPI da Biopirataria. Naquele momento a então senadora Ana Júlia precisava de uma cobertura nacional dentro do PT e a DS, pela sua ideologia no PT e pelo seu peso política, foi a organização interna ao PT escolhida para a entrada da então senadora Ana Júlia.
Com a chegada de Ana Júlia ao governo a DS do Pará inflou. Muitas facções, hoje fazem parte da DS: o pessoal advindos da OCDP , hoje PMM. O pessoal advindo do MCR/Força Socialista- Suely Oliveira, Charles. O pessoal advindo do PRC/Tendência Marxista- Edilza, Humbertinho. E mutos militantes independentes do PT, e a maioria hoje da base da DS: néo-petistas que aderiram à DS em troca de DAS.
Na verdade, eu que conviví quase 6 anos com a DS nacional via CUT( corrente Cut pela Base) posso afirmar que este comportamento da DS no Pará em nada se parece com o comportamento da DS nacional. Dentro da CUT e do PT a DS Nacional sempre se comportou como aglutinadora de seu campo político, e nunca seviciou seu parceitos de grupo, como ocorre hoje no Pará. Diria que no Pará a DS é um grande guarda chuva que abriga gregos e troianos. Hoje o PMM faz os expurgos e só sobrará a OCDP (PMM) e seus subservientes. Quem viver, verá. Ana Júlia é dirigida pelo PMM.