Sucessão 2010: Diário versus O Liberal

O Diário a cada dia que passa "afía" ainda mais sua língua contra o governo Ana júlia. Por outro lado O Liberal mostra-se mais "comedido" e abrindo espaço ao governo estadual e à governadora.

No Pará os jornais ainda continuam partidarizados, não temos uma imprensa minimamente imparcial. Agora o Diário surrará o governo e O Liberal agirá de acordo com os contratos publicitários que virão por aí.

Quem conhece a estrutura das empresas jornalísticas do estado e disputa o poder político nunca pode depender de um único meio de comunicação. Nesta situação o governo do estado foi "fiote" ao não desconfiar que o grupo RBA segue os humores de seu dono.

Os operadores do marqueting do governo foram no mínimo ingênuo na relação como grupo RBA. Uma dose de pragmatismo é sempre bom e a terceirização dos meios de comunicação é mais eficaz do que tentar criar um jornal para veicular suas idéias, a exemplo do investimento no "Público".

Agora O Liberal cobrará o preço que merece para fazer frente ao grupo RBA. É um duopólio que controla ou tenta controlar a formação de opinião pública no Pará.Sem democratização dos meios de comunicação no Brasil a democracia continuará sendo um projeto utópico em nosso país. Viva os blogs.