Eleições 2010: desenhando uma avaliação

Teses para iniciar uma avalição do primeiro turno no Pará:

1- 2/3 do eleitorado votou contra a governadora Ana Júlia. Juvenil bateu de frente com Ana nos debates e PSOL e PSTU, nem se fale.

2- Diferentemente de 2006 quando o PMDB guerreou no primeiro turno contra o PSDB, sectarizando sua base eleitoral contra a candidatura Almir, nestas eleições este comportamento foi direcionado contra a re-candidatura Ana Júlia. Resultado, independente da movimentação das lideranças pemedebista, a maioria dos eleitores de Jatene . provavelmente caminharão contra Ana Júlia no segundo turno.

3- Dos eleitores de F.Carneiro e Cleber Rabelo, seguramento 50% acompanharão a posição de voto nulo, e 50% tenderão a votar em Ana Júlia.

4- Os candidatos a deputados derrotados da base governista, que culpam o PT/DS em não abrir " o cofre" deverão aderir em Jatene.

5- Os deputados de centro direita, da base governista, deverão individualmente, independente de seus partidos, aderirem em Jatene. Rei agonizante. Rei em substituição. Todos os políticos não ideológicos, são governistas. E Jatene tem maiores chances de vencer o segundo turno. Ninguém sobrevive sem máquina.

6- 30% dos eleitores de Jatene votam em Dilma. Como Lula e Dilma mediarão esta questão no segundo turno? a eleição estadual será transformada em prioridade em relação à candidatura Dilma, no segundo turno no Pará?

7- Os grandes meios de comunicação conhecem as potencialidades de cada candidatura e tenderão a ter postura bem discreta no segundo turno.

8- Coisa boa para a recandidata. O consenso contigente negativo em torno de Ana pode ter sido quebrado no final do primeiro turno.

9- Ana abrirá um novo momento de crescimento? este crescimento na reta final foi opção consciente do eleitorado ou foi resultado da ação avassaladora da máquina de governo? desta resposta poderemos prognosticar as possibilidades da candidatura Ana.