Eleições 2010: comparação entre os números da pesquisa LCP/UFPA/Veritate e os números da eleição para o governo do Pará

Votos válidos= expurgados brancos e nulos e indecisos
Margem de erro 2,5% para mais ou para menos

Jatene: Pesquisa= 55.7% resultado eleitoral= 48,93%
Ana Júlia: Pesquisa= 30,1% resultado eleitoral= 36,02%
Juvenil: Pesquisa= 10,5% resultado eleitoral 10,81%
F. Carneiro: Pesquisa= 1,5% resultado eleitoral= 3,05%
Cleber Rabelo: Pesquisa= 2,2% resultado eleitoral= 1,18%

Esta pesquisa foi realizada entre 24 e 28 de setembro. Uma pesquisa é uma fotografia de de um momento da campanha eleitoral. Entre a pesquisa e o dia da eleição tivemos ainda 5 dias.

Ana Júlia teve um crescimento nestes 5 dias de 5%, em relação à nossa pesquisa. Perfeitamente factível num contexto de ampla mobilização da máquina estadual, federal e da militância petista que entrou em bloco nos últimos dias da campanha eleitoral.

Juvenil, F.Carneiro e Cleber Rabelo oscilaram na margem de erro da pesquisa. Jatene perdeu intenções de votos.


Uma pesquisa retrata o momento em que ela foi executada e o papel das coligações e partidos é aprofundar uma tendência que lhes é favorável e ou lutar para mudar uma tendência desfavorável apontada por uma pesquisa. Temos certeza que nossa pesquisa foi objeto de reflexão no interior da coligação de governo e deve ter impulsionado a coligação Acelera Pará para mudar a tendência extremamente negativa que era mostrada.

A Ciência Política não é uma ciência exata, até porque lida com seres humanos cujo comportamento está sujeito à variáveis intervenientes, como por exemplo máquinas de governno e intensa militância, o PT se reaglutinou nos últimos dias de campanha neste primeiro turno. Nossa pesquisa foi disponibilizada publicamente, e ainda realizamos todos os cruzamentos possíveis neste blog, entre variáveis, para ser objeto de estudo dos estrategistas, de todos os competidores. Esta sim, é uma atitude republicana.

Aqui no Pará, nós e o IBOPE apresentamos resultados aproximados em torno das intenções de votos, na reta final.

Assistí os debates entre os cientistas políticos e Institutos de pesquisas acerca do resultado de primeiro turno nas eleições presidenciais. O IBOPE e o Vox Populi apontavam há 4 dias das eleições 55% de intenção de votos para Dilma, no entanto no dia da eleição Dilma obteve em torno de 47% dos votos.

Já Marina, o máximo que obteve de intenção de votos, nas pesquisas, era em torno de 14%, e no entanto obteve quase 20% de votos.

Nossas pesquisas são planejadas por nosso Laboratório, estamos desenvolvendo experimentos, aplicamos com absoluto rigor a metodologia e estamos com nossa consciência tranquila porque não a manipulamos, apesar da universidade ter sofrida intensa pressão. Nunca imaginei que uma unidade autônomo como o PPGCP sofreria tantos constrangimentos informais em virtude de realizar Oficinas Acadêmicas, durante uma eleição real. Voces não tem idéia dos tipos de xingamentos que as pessoas insatisfeitas com a pesquisas desfavoráveis nos achacam.

Repito, a fotografia que batemos das intenções de votos foi entre 24 e 28 de setembro, ou seja, após esta data, ainda tivemos 5 dias até a realização da eleição.
Não trabalhamos com mito, mas com ciência, e estamos com nossa consciência tranquila.

Continuaremos na batalha pela formação de nosso corpo discente, e estamos disposto a correr "riscos" sempre que for necessário.

Caso ainda tenhamos recursos financeiros para esta empreitada de Oficinas eleitorais, continuaremos com nossas atividades. Fomos nós que informamos ao Pará a grande distância, nas intenções de votos, entre os candidatos, e este mérito ninguém nos tira.