Eleições: Ciro avança em pesquisa Ibope

BRASÍLIA - A novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada terça-feira sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto no deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresentou 14% das intenções de voto no cenário em que o governador tucano, José Serra (SP), lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. Com esse resultado, Ciro já aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também obteve 14% na sondagem. A senadora Marina Silva (PV-AC), que teve o nome incluído pela primeira vez na pesquisa, tem 6% das intenções de voto, enquanto a presidente do PSOL, Heloísa Helena, teve 8%.
A taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu dois pontos percentuais em relação a junho, mês em que havia sido realizada a última pesquisa CNI/Ibope, enquanto as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos percentuais. Além disso, quando Serra é substituído pelo governador mineiro Aécio Neves como o candidato tucano na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos votos. Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.
A pesquisa montou, ainda, outro cenário, sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%. No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 31%.
Terça-feira, com críticas ao PMDB nacional e respondendo indiretamente a declarações do presidente licenciado do partido, Michel Temer (PMDB-SP), Ciro disse que o resultado da pesquisa mostra a importância de duas candidaturas da base do governo. Em meio a cobrança do PMDB por uma definição rápida de Lula sobre a aliança eleitoral, Temer excluiu o deputado Ciro Gomes de um eventual acordo. O deputado do PSB, contudo, vem ganhando fôlego para a disputa eleitoral e é citado como vice ideal de Dilma por alguns aliados.
– Eu, que sou aliado de Lula, discordo da forma com que se constrói a hegemonia moral intelectual da aliança PT-PMDB. E não é nada contra a aliança em si, não é nada contra o PMDB em si, mas a forma moralmente frouxa, intelectualmente sem clareza desse desenho, me incomoda. Eu, como aliado, penso isso. Imagina por aí afora – disse. – Se for esse tipo de critério, eu não quero o PMDB. Ponto final. Digo, humildemente, o PMDB não me quer, não. Não é quem desdenha quer comprar, não. Nem eles me querem nem eu a eles. Eu abomino critérios fisiológicos, patrimonialistas, corruptos.
Ciro ainda voltou a defender sua candidatura como uma possível tática das forças governistas.
– Eu tenho uma opinião antiga, antes de qualquer pesquisa, de que a melhor tática para nós que apoiamos esse projeto que o presidente Lula iniciou, é apresentar duas candidaturas – disse. O deputado revelou que há um acordo entre o PT e o PSB para decidir, no prazo limite de fevereiro do próximo ano, junto com o presidente Lula e com a ministra Dilma, se haverá um ou dois candidatos da base.
Já a pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, disse terça-feira que não “rouba” votos de Dilma ao comentar a pesquisa.
– Não se tira voto de ninguém. O voto é do eleitor, ele está fazendo sua avaliação. Neste momento, ele ainda pode transitar porque ele não conhece ainda as propostas dos candidatos, a maioria sequer diz que é candidato. Então, em 2010, esses cenários poderão mudar e eu espero que mudem para melhor, para o Brasil – afirmou.
Líder em todos os cenários em que aparece na sondagem, Serra manteve o discurso de pesquisas anteriores e disse que, embora fique satisfeito com o resultado, não pretende partir para campanha e nem avalia que tenha vantagem sobre o governador Aécio na escolha do candidato tucano à Presidência em 2010.
– Eu repito sempre: eu não acho que é tempo ainda de se tratar de eleição, ainda é muito cedo para se tratar de eleição. Eu estando em primeiro lugar nas pesquisas, fico muito satisfeito com isso, porque é um reconhecimento do meu trabalho na vida pública, desde que eu era ministro da Saúde, do Planejamento, secretário, senador, prefeito e governador de São Paulo – afirmou Serra, após a inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Laboratório Cristália, em Itapira (SP). (Com agências)

Jornal do Brasil