Socorro Coelho e os prováveis 15 meses de Seduc

Algumas medidas simples mas de grande impacto para melhorar o desempenho da Seduc nos próximos 15 meses:

1- Desfragmentar o comando institucional da secretaria: significa que a seduc será unipartidária e sob o comando do PT e comporá todos os cargos de comando a partir de competências específicas e afinidade com a filosofia do projeto educacional petista. Se o governador fosse do PMDB ou PSOL eu proporia a mesma coisa. Não poder haver vetopoint durante o processo de execução.

2- Descentralização orçamentária rumo à escola: esta ação visa otimizar as obras de reforma e construções possibilitando o controle social do dinheiro, evitando qualquer tipo de ação patrimonialista contra os recursos da educação.

3- Planejamento emergencial envolvendo as secretarias municipais de educação com o objetivo de unificar uma estratégia institucional para operacionalizar os 9 anos de ensino fundamental e também construir um capital humano municipal capaz de realizar capitações para educação nos diversos ministérios em Brasília.

4-Construir um modelo de avaliação docente, envolvendo os alunos. Este modelo deve ter a capacidade de monitorar a gestão escolar com base na informática. Esta estratégia visa acompanhar a evolução do cumprimento curricular e programático do ano letivo, barrando o compadrio diretor-docente que transforma a maioria das escolas em locais de "enrolação" pedagógica. Este mecanismo em última instância visaria unificar a ação dos diretores de escolas. Como podemos ter uma escola modelo ao lado de uma escola fragilizada? se professores , funcionários e direção recebem os mesmos salários e o tem o mesmo patrão que é o governo estadual? Resposta: é porque falta gestão republicana e comprometida com a população na direção das escolas.

5- Endomarketing: a Seduc deve proceder um diagnóstico da percepção do professorado, alunos e pais a respeito do trabalho desenvolvido pela seduc nestes dois primeiros anos de governo. Com base no resultado desta pesquisa deve-se em até 120 dias implementar uma política para melhorar a percepção das atividades do governo no setor educacional no contexto do governo popular.

Por enquanto é só.