Oficina: Rede Amazônia de Protagonismo Juvenil

A oficina será realizado nos dias 15, 16 e 17 de janeiro no auditório do Sindicato dos Médicos, em Belém, e reunirá representantes de Pontos de Cultura, Redes de Agenda 21 Locais e Fóruns de Economia Solidária. O objetivo é capacitar 50 agentes de desenvolvimento local com uma metodologia de desenvolvimento voltada à realidade amazônica. A iniciativa parte do projeto Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil, que articula atualmente 17 pontos de cultura de diversas regiões do Pará, articulados em quatro pólos: Metropolitano, Sul e Sudeste, Marajó, Transxingu-Tapajós.

A Oficina terá dois momentos: Formação na metodologia em Desenvolvimento Local Amazônico (DELA) e Formação Sócio-Política. O Desenvolvimento Local Amazônico surge como uma filosofia de promoção do desenvolvimento humano e social sustentável por meio do investimento em capital social – priorizando a articulação e animação de redes sociais distribuídas (pessoa a pessoa) e a democratização das relações na base da sociedade e no quotidiano do cidadão.

A oficina DELA será ministrada por Fidélis Júnior Martins Paixão, advogado, especialista em desenvolvimento local e agenda 21 e Carlos Eduardo, administrador, especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional; membro da Coordenação do Fórum Brasileiro de Ong’s e Movimentos Sociais e da Coordenação da Agenda 21 Brasileira.

O professor Edir Veiga, Doutor em Ciência Política, falará de democracia, políticas públicas e participação; as concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado; instituições Políticas Brasileiras.

O projeto Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil é coordenado pela Ong Argonautas Ambientalistas da Amazônia e funciona como um agente articulador e dissiminador de tecnologias e métodos que favorecem a promoção da cultura, da economia e das relações sociais na região amazônica.



Contatos:

Carlos Eduardo Siqueira – 8215-1331

Lua Gabriel - 8215-

extraido em www.redejuvenil.com.br