Panfletagem de Regina: A caminhada pela manutenção da bolsa

Eu, Juan, Jefferson e Dergan estávamos almoçando ontem no vadião, quando fomos abordados em nossa mesa por uns bonitos jovens entre 18 e 20 anos, bem nutridos, enfim, criados a leite. Estes distribuiam panfleto de Regina-Licurgo. Aproximei-me destas beldades, aparentemente militantes, e qual foi minha surpresa quando verifiquei que eles não dominavam nada do programa da candidata. Curioso, perguntei ao Dergan, quem são estes belos jovens, a que Dergan me respondeu: são bolsista de um projeto da PROEX. Estes jovens universitários foram "convidados" a vestir as camisas e a sairem distribuindo panfletos pelos RU, filas de bancos e vadião. Aí eu fiquei boquiabertos. Estes jovens jamais fizeram esta atividade e olham os militantes estudantis com preconceito, no dia a dia, quando estes estão na luta estudantil. Uma coisa é certa... a juventude acadêmica que milita nos movimentos sociais da UFPA não apóia Regina. Os militantes universitários se dividem entre maneschy e Tancredi... é a militância programática, apaixonada e de luta. São aqueles que não se curvam à autoridade e que nos momentos de ataques de governos liberais às universidades sempre foram à luta.

Os bolsisteas podem e devem fazer campanha, desde que seja um ato de liberdade, jamais premidos pelo medo de perder a bolsa. Normalmente os bolsistas abominam a militância política e se negam a distribuir panfletos, porque eles acham esta atividade deprimente e que lembra muito aos funcionários de Mãe DElamare.