Nota Oficial da Reitoria

Em razão das sucessivas notas inverídicas e caluniosas, sistematicamente veiculadas contra a Reitoria, nas últimas semanas, por alguns blogs, notoriamente movidas por interesses associados à campanha sucessória na UFPA, venho a público e perante a comunidade universitária contestar o lastro dessas notícias – sobre, por exemplo, ações relacionadas ao “redimensionamento de pessoal” e a supostas perseguições -, absolutamente carentes de provas, e desafio suas fontes à devida demonstração. Trata-se de uma forma de fazer política ultrapassada, rasteira e retrógrada, destituída de lisura e de argumentos acadêmicos, que não condiz com os novos tempos da instituição. Tal postura apenas denuncia a verdadeira substância de seus autores (conhecidos de todos) e a pequenez de espírito que lhes move, em contradição com o justo compromisso ético que deveria inspirar quem pretende a direção de uma instituição universitária.



A Universidade mudou; mas, infelizmente, essas pessoas e grupos – resquícios de um passado que não pode mais retornar –, não. Seus reais objetivos, escusos e não revelados em público, pautados unicamente em vantagens pessoais, em privilégios e na instrumentalização do espaço público para interesses privados e corporativos, se chocam com todo o ideário de um projeto que aspira uma universidade de qualidade, conduzida por dirigentes comprometidos, pelo exemplo e por atitudes, com os destinos do mérito acadêmico e com a eficiência e a nobreza do serviço público.


Belém, 4 de novembro de 2008

ALEX FIUZA DE MELLO
Reitor

A Quem o Reitor quer atingir com esta nota?

Seriam aos trabalhadores sindicalistas da universidade que o apoiaram nas eleições de 2001 e 2005 e que agora não apoiam Regina?

Estaria querendo atingir Maneschy que vem fazendo uma campanha limpa e propositiva?

Por que o Reitor tenta culpar a campanha de Maneschy pelos ataques recebidos de " O Liberal", sabendo-se que o Reitor e este jornal são inimigos declarados há anos?

Será que o Reitor acha que Maneschy lhe daria combustível todo dia para retaliação, através de notas em colunas de grandes jornais? Só se fôssemos neófitos em política. Não caro Reitor , do comitê de Maneschy não está saindo nenhum tiro contra você, afinal você não é mais candidato, estamos iniciando a era pós Alex. Você não é candidato e não vamos transformá-lo em figura central da sucessão.

Por que a nota tenta criar uma dicotomia entre os republicanos e os corporativos? Este papel desagregador caberia para um Reitor que deveria se colocar como um estadista no processo sucessório?

Estaria o Reitor querendo ser o centro do processo sucessório na UFPA, mesmo não sendo candidato?

Por que o Reitor quer entrar no processo sucessório, como a pessoa mais importante?

Por que o Reitor se acha a pessoa mais ética do universo e os demais não passam de corporativista, mesmo tendo-o apoiado por 08 anos consecutivos?

Por que quando estas pessoas estavam ao seu lado não eram má companhia?

Parece que este papel que o atual Reitor vem desempenhando nestas eleições universitária está apequenando o papel de um mandatário universitário, democraticamente eleito, aliás, jamais um Reitor fez este papel antes na história das eleições ma UFPA.

Com a palavra a opinião pública da UFPA.