Partido de Kassab lesiona DEM e PP

A criação do PSD foi um alento  para os parlamentares que não aguentavam mais viver na oposição. Originários, fundamentalmente do DEM e do PP, estes parlamentares sonham em acessar parte do "bolo" governista.

Este fato reafirma a tese de que o desenho do sistema político brasileiro,  representa uma engenharia política elaborada para produzir  adesão parlamentar ao governo de plantão. Lógico, esta adesão está menos casuística depois que o TSE ampliou as medidas que visam garantir ao partido o controle do mandato parlamentar.

Sem dúvida, o PSD representa uma janela para aqueles que vivem das benesses da máquina de governo e não possuem implantação eleitoral na sociedade civil.

Sendo pragmático no contexto da ausência de partidos ideológicos e implantados  na sociedade civil, a solução política para a extrema fragmentação partidário-eleitoral é a  tutela orçamentária do executivo sobre o legislativo e a manipulação de emendas parlamentares e convênios não obrigatórios   que garantem as maiorias parlamentares para a produção de governabilidade no contexto da democracia brasileira.

Em síntese: o nosso sistema político sobrevive mais de uma engenharia política do que de resultados de uma competição eleitoral, tendo por base a altíssima fragmentação partidário-eleitoral brasileira.