1- Viabilidade econômica da micro-região? então todo o sul e sudeste deve ser esquartejado?
2- Pobreza, pela falta de investimento do governo estadual? então todo o norte, nordeste e centro-oeste devem ser esquartejados?
3- Quantidade de municípios? então todo o sudeste deve ser esquartejado?
4- Aumentar o peso da amazônia no congresso nacional? então Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima devem ser esquartejados imediatamente para gerarem novos deputados e senadores?
5- Ahhh, porque os EUA tem 50 estados- e daí, quem falou que tudo que é bom para os americanos é bom para o Brasil?
Francamente: o critério estratégico para que um estado(unidade subnacional) venha a ser o mais independente possível, estrategicamente, e maior possibilidades de enriquecimento venha a auferir, é produzindo de forma diversificada, e o Pará tem no solo, sua maior riqueza, quanto maior, melhor chance de se tornar auto-suficiente. Quanto maior mais poderoso.
O que o Pará precisa produzir é uma elite política e econômica, republicana. Mas para chegarmos a este objetivo só com: legislação penal dura contra o crime do colarinho branco e contra políticos corruptos e uma distribuição de renda que dignifique a vida dos habitantes de nosso estado, acompanhado de uma revolução na educação. E esta é uma tarefa centenária.