Sucessão na ALEPA e o PMDB

Caso as notícias nacionais se confirmem, o PMDB deverá estar frágil no Pará, perante o governo Dilma. Todos os petistas afirmam que os medalhões do PMDB não jogaram peso na eleição de Dilma. O PMDB sempre teve a máquina federal nos últimos 16 anos, seja com FHC, seja com Lula. Isto o fez sobreviver na oposição estadual, principalmente no tempo do governo Almir e no primeiro governo Jatene.

Agora o PMDB, caso venha a perder força na máquina federal no Pará, correrá sério risco de transformar-se em um micro partido, afinal é o governo federal, mais que o governo estadual, que tem recursos para operar com políticas públicas municipais. O PMDB, enquanto partido, não declarou apoio a ninguém no Pará, no segundo turno e só será contemplado no secretariado estadual, caso Jatene assim o queira.

Claro, o PSDB não pode deixar PT e PMDB juntos na oposição. E mais uma vez, vai ser o desempenho parlamentar que garantirá um lugar ao "sol" ao PMDB do Pará. Mas creio que o PMDB estará muito cauteloso na hora de querer exigir a presidência da ALEPA. Ou o PMDB tem secretarias ou tem o controle da ALEPA.

Portanto, é grande as possibilidades de Jatene com o apoio do PMDB, vir a garantir a presidência da ALEPA com o PSDB na cabeça.