UFPA: Prova do ENEM provoca Insatisfações.

Quarta-feira (24) um grupo de estudantes de cursinhos preparatórios para o vestibular da grande Belém veio em caráter de manifestação para apresentar sua insatisfação com a prova do ENEM.


Eram aproximadamente 200 estudantes que ocuparam o HALL da reitoria em uma forma de pressionar a Administração Superior e seus Conselheiros de Ensino e Pesquisa – CONSEP.


Como o movimento, liderado pelo PSOL (APS - Contraponto e CST – Vamos a Luta), não conseguiu entrar e ocupar a reunião do CONSEP, os manifestantes formaram uma comissão para entrar pacificamente e dialogar com o Reitor em exercício Horácio Schneider e o Pró-Reitor Fernando Arthur, onde os manifestantes apresentaram suas reivindicações:


1 – Pedido de substituição do ENEM pelo PSS tradicional;
2 – Pedido de uma seção extraordinária do CONSEP para discutir a questão.


Os alunos desceram e comunicaram que a reitoria estava firme na sua posição de manter a metodologia de Exame, argumentando não existir matéria suficiente para alterar a forma de acesso à universidade, uma vez que a própria justiça considera válida a prova. O fato deixou os alunos ainda mais irritados e decidiram, então, bloquear as duas entradas da reitoria forçando os funcionários a ficarem presos no prédio.


No momento que os coordenadores do DCE, e membros do CONSEP, Anderson e Zaraia resolveram entrar e foram proibidos pelos seguranças deu-se início a um empurra empurra que terminou na agressão dos estudantes Anderson, Zaraia e Rubens Camelô.