UFPA busca convênio com universidade americana

Pesquisadores da Universidade de Michigan (Michigan State University – MSU) e da Universidade Federal do Pará discutiram a criação de um convênio de cooperação entre as duas instituições. O objetivo é estabelecer laços para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino entre as duas universidades e propiciar a mobilidade de alunos e professores entre os países.

A coordenadora do Programa de Parcerias Internacionais da universidade americana, Cynthia Simmons, defendeu a importância da parceria com a UFPA. “Temos cerca de 30 professores cujos objetos de pesquisa são referentes ao Brasil e outros 60 que desejam estudar o país. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará se torna uma das nossas principais parceiras”. A MSU já possui trabalhos conjuntos com a Faculdade de Economia e com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

A coordenadora explica que é possível estender a parceria para várias áreas, como Segurança Alimentar, Saúde, Administração, Relações Internacionais, Desenvolvimento, Direito, Língua Portuguesa e Estudos Culturais, Tecnologia, Engenharia e Bioeconomia. Entre as unidades que já manifestaram interesse em participar da cooperação, estão o Instituto de Geociências, de Tecnologia, de Letras e Comunicação, de Ciências da Saúde, de Ciências Jurídicas e de Ciências Sociais Aplicadas, além dos Núcleos de Meio Ambiente e de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

A partir da reunião, devem ser organizados workshops com os pesquisadores da UFPA e os da MSU para discutir que instituições, estratégias e objetos de pesquisa e metodologias de ensino podem ser envolvidos. Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER), explica que um assessor da PROINTER estará, permanentemente, à disposição de todos os professores que desejam discutir com a MSU a efetivação de ações. “Também já estamos estudando a implantação de uma Casa de Estudos voltada para os países de língua inglesa”, assegura o dirigente.

Para o reitor Carlos Maneschy, a internacionalização da UFPA é o próximo e um dos mais importantes passos da Instituição. “Garantimos o apoio e estimulamos todas as iniciativas que busquem a institucionalização de acordos com universidades estrangeiras que promovam a multidisciplinaridade e envolvam o maior número possível de agentes”.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA