2010: o sonho petista esvaiu-se

Neste ano tivemos mais uma eleição no Brasil e no Pará. Dois mil e dez marca a desmoralização política do sonho petista paraense, impulsionado pela mais incompetente gestão política e administrativa que o governo do Pará passou em mais 20 anos de redemocratização.

Vejamos os sintomas objetivos de incompetência política e administrativa à frente do governo do Pará:

1- Explodiu as relações executivo-legislativo, ao torpedear sua própria base de sustentação política.
2- Estourou suas relações políticas com os partidos da base, ao negar a estes aliados o direito de participar da discussão e formulação de polítcas públicas ao estado. Nunca um conselho de governo teve vida regular.
3- Foi incapaz de divulgar suas principais realizações. O uso de "mídias alternativas" liquidou com as pretensões do governo na busca de boa avaliação.
4- Foi absolutamente incompetente na produção e execução de políticas públicas em áreas vitais para a sociedade: saúde, educação e segurança.
5-Não soube administrar os 20 escândalos que se abateram sobre o governo.
6- Foi envolvido em diversos escândalos de denúncia de corrupção sem apresentar comportamento de indignação e nem produzir apurações e punições a respeito destes.
7- O governo foi capturado pela trinca cintura dura e arrogante: Maurílo, Marcílio e Puty, que conduziram o governo ao mais completo isolamento político frente ao PT, aos partidos aliados e à sociedade.

Enfim, perdeu-se uma eleição impossível de ser perdida, pois este governo dispunha de: máquina federal, máquina estadual, mais de 70 máquinas municipais, 14 partidos na base e muitos recursos orçamentário, administrativo e financeiro. Enfim, uma eleição que não tinha como perder. Só não combinaram com o povo.


Na verdade, o Pará nestes 4 anos, não teve uma governadora com autonomia polítca para tomar as decisões e apontar rumos ao estado. A governadora entregou o destino do governo ao trio cintura dura e arrogante. Foi um caos. E a coisa vai piorar quando o MPF e a PF começarem a estourar os crimes de corrupção que vêm assolando e assolou este governo entre 2007-2010.