Pesquisa UFPA/Veritate está nas ruas do Estado

Devidamente registrada no TSE e no TRE a pesquisa do Programa de Pós graduação em Ciência Política da UFPA está nas ruas. Pelo cronograma deveremos divulgar os resultados das eleições presidenciais na quarta (15) e para governador, senador e deputados na quinta (16) às 17.30.

Por que destes prazos? Porque a pesquisa foi registrada no TSE no dia 10 (eletronicamente) e no TRE no dia 11 (com papelada), como só se pode divulgar os resultados após 5 dias, chegamos as datas expostas.

O PPGCP realizou oficinas com os mestrandos (filmadas) sobre a base amostral, método de coleta dos dados e construção do questionário. Acompanhando o trabalho de campo temos uma equipe de mestrandos que estão realizando laboratório de campo (estágio), na área de coordenação de equipe, checagem, acompanhamento de digitação, tabulação e no trabalho de cruzamentos das variáveis (tudo documentado por fotos e filmagens). Enfim, um experimento acadêmico pautado pela seriedade, daí a decisão de terceirizar a coleta de dados, fizemos uma parceria, com uma empresa profissional do ramo(a Veritate, que possui 25 aos de experiência no mercado da região norte). Não podíamos deixar a coleta de dados nas mãos de amadores ou aprendizes.

Estamos realizando uma amostra com 1.600 entrevistas com margem de erro de 2,5% com margem de confiança de 95%. Seguimos rigorosamente todos os passos determinado pela legislação eleitoral que normatiza a realização de pesquisa eleitoral.

Queremos ter uma pesquisa não contaminada pelo financiamento privado e que expresse uma experiência de prática republicana, ou seja, o que interessa é a informação transparente da sociedade paraense.