Pesquisa: informações decisivas nas eleições para governador: se a eleição fosse hoje não teria segundo turno

Jatene tem 41.6% de intenções de votos. Todos os demais candidatos somados têm 32.6%. Então podemos afirmar de que se a eleição fosse hoje não teria segundo turno. Para que haja segundo turno todos os demais candidatos teriam de aumentar suas intenções de votos em 9%. Em síntese, hoje, sem votos brancos e nulos, Jatene têm 59% de preferência do eleitorado paraense.

Eleitores que declaram que não votam em ninguém: 11.7% e sem resposta: 14.1%, perfazendo um total de 25.8%.

Votos brancos e nulos nas eleições majoritárias (governador, presidente e prefeito) não tem passado de 6% nas últimas eleições. Isto posta, Ana Júlia e os demais candidatos tem de lutar para conquistar 75% dos votos de 20% dos eleitores que declaram que votarão em branco, nulo ou não sabem, em caso contrário, Jatene mata no primeiro turno. A situação é dificílima para os adversários do tucano.

O raciocínio é o seguinte:

Cada ponto percentual deve significar em torno de 36 mil votos ( considerando que os votos válidos seriam em torno de três milhões e seissentos mil eleitores).

20% significaria: 720 mil votos

Jatene está há nove pontos acima dos 50%, ou seja: 324 mil votos

Para Ana Júlia garantir o segundo turno, todos os candidatos somados precisariam ganhar mais nove por cento (324 mil votos) e mais 50% de 10% mais um dos indecisos (ou de 360 mil votos).

Em outras palavras, para termos segundo turno, os demais candidatos precisam conquistar 75% dos 20% dos indecisos ( que perfazeriam 720 mil votos), venhamos e convenhamos, não é uma tarefa fácil. Normalmente os indecisos costuman se dividir na mesma proporção das intenções de votos.