Dataunama: Aprendendo a pesquisar.

Na sexta passada o Dataunama divulgou sua primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais em Belém. A pesquisas baseou-se apenas na intenção de voto expontâneo, o que por sí só deixa ambigüidades na análise da pesquisa, senão vejamos:
1- A pesquisa expontânea revela a notoriedade dos nomes lembrados, normalmente o prefeito incumbente, ex-prefeitos ou ex- governadores pontificam neste modelo de abordagem do entrevistado.
2- Partindo de um universo da intenção de voto expontânea, todas as demais simulações estão prejudicadas, tipo: diversas simulações em torno do primeiro turno, com a presença ou ausência de determinado candidato, ou mesmo, a simulação de um eventual segundo turno.
3-A sondagem dos nomes mais lembrados para vereador: não é possível realizar uma pesquisa confiável para os candidatos proporcionais, usando a mesma metodologia usada na pesquisa majoritária, uma vez que a dispersão eleitoral em torno dos nomes que disputariam as eleições proporcionais, sejam eles, vereadores ou deputados, é enorme.