UFPa. Curiosidades nas eleições para Reitor.

Em 1984 bastava que a professora Terezinha Gueiros entrasse na lista sêxtupla para ser nomeada Reitora. Na última hora o grupo Caminhando chegou a esta conclusão, retirou a professora de sua lista, e esta educadora chegou em sétimo lugar.

Em 1984 o prof. João Paulo Mendes ganhou na votação proporcional e Lourenço ganhou na votação universal. Dentro das regras o prof. João Paulo chegou em primeiro lugar, mas foi a nova República (Alacid Nunes) quem nomeou, e Lourenço foi o candidato ungido.

Em 1988, Nilson ganhou a consulta, no pacto informal negociado no CONSUN, o vencedor indicou dois acompanhantes, de sua confiança, para acompanhar a lista, agora já tríplice. E mais, os dois outros candidatos faziam acompanhar uma carta renunciando, antecipadamente, à nomeação. Nilson Pinto foi o ungido.

Em 1993, Ximenes foi eleito pelo voto universal. O CONSUN acatou a consulta, porém procedeu, a partir de um pacto entre os candidatos, todo o ritual dentro da legislação. Ximenes foi o candidato ungido.

Em 1997, não houve acordo, o CONSUN queria fazer a consulta de acordo com a lei, as entidades não aceitaram a posição do Conselho Superior. DCE, ADUFPA e SINTUFPA então, fizeram uma consulta universal, os candidatos aceitaram participar do processo de consulta direta e universal. O candidato Nazareno Noronha venceu o pleito, o CONSUN não aceitou o resultado e elegeu, de forma indireta, o candidato Cristovam DINIZ o primeiro da lista. Diniz foi o candidato ungido por FHC. A Polícia Federal teve de invadir a sala dos conselhos deliberativos, dirigentes sindicais foram agredidos e presos. Foi a pior crise já vivida pela universidade.

Em 2001 o candidato Alex venceu, por apenas um voto docente a disputa. O CONSUN não se submeteu a consulta direta. O candidato Maneschy encabeçou a lista. As forças políticas majoritárias no estado, ligadas a FHC, garantiram que o candidato mais votado fôsse o nomeado, e Alex foi o candidato ungido.

Em 2005, o CONSUN, a partir de um pacto informal, procedeu a consulta pelo voto paritário, Alex venceu com 70% nas três categorias. O Conselho Superior, sem ferir as regras formais, encaminhou o candidato Alex como o primeiro na lista. Nesta eleição, e em todas as eleições universitária na era Lula, não é admitida interferência partidária na indicação do Reitor. Alex foi o candidato ungido.

Em 2008\09- O CONSUN ameaça fazer as eleições de acordo com a lei dos 70%, que concede maior peso aos docentes na consulta. As entidades, seguramente, não aceitarão. Teremos mais uma grave crise na UFPa?