A Popularidade de Ana Júlia e o Núcleo Duro

Acredito que se nos próximos oito mêses o núcleo do governo Ana Júlia ( estou me referindo a Marcílio e Maurílio Monteiro, André Farias e Claudio Puty), não fizer a máquina de estado dar respostas objetivas aos problemas de curto e médio prazo, que venham a alterar a avaliação do eleitorado paraense sobre a atual gestão, a governadora terá de tomar uma dura decisão: destituir toda a direção política local e optar, ou pela direção nacional da DS, para vir do sul maravilha e assumir a coordenação de governo, ou chamar a turma do ex-campo majoritário paraense, representado por Paulo Rocha, Waldir Ganzer, Zé Geraldo e Beto Faro, e com base neste hipotético pacto petista de governabilidade, Ana Júlia reconstruiria o núcleo duro de governo, fundado em personalidades de reconhecida experiência política, formando um gabinete de alto nível. Partindo desta nova arquitetura política, Ana Júlia correria, desesperadamente, atrás do prejuizo.
Acredito que a governadora, por dispor de todas as condições políticas e orçamentárias presentes neste primeiro mandato, e se fizer um governo apenas razoável, garantirá a reeleição com relativa facilidade.
Faço estas afirmações porque é forte a tendência de que o PSDB venha a sair "mufino" das eleições municipais no Pará e a aliança com o PMDB por ser consolidada a partir de Brasília, parece fraca a possibilidade deste partido romper a aliança até as eleições de 2010. Está bastante evidente que o projeto do PMDB para o governo do estado está sendo maturado para 2014. Agora se uma eventual incompetência na gestão inviabilizar eleitoralmente o atual governo, aí as possibilidades para 2010 se reabririam para outros grandes atores da política paraense.
Ana Júlia é a dona do trem, este trem desliza sobre uma excelente ferrovia, tem combustível, mas o trem, que pode correr a 180 km por hora, está andando a 40 km. O problema não é nem da dona do trem e nem do próprio trem. A questão está com o maquinista e a equipe que gerencia a cabine de comando. Esperemos que o maquinista e sua equipe descubram como o trem funciona, antes de 36 meses de governo, caso contrário, já será muito tarde. O governo terá enfiado o dedão no pé nos próprio calçã, e caido. E Venhamos e convenhamos...enfiar o dedão do pé nos próprio calção, não é uma tarefa fácil...