CONSUN homologa resultado da eleição para reitor e vice-reitor da UFPA

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, dia 22, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará (CONSUN/UFPA) homologou o resultado da eleição para reitor e vice-reitor da instituição realizada no último dia 3 de dezembro. Foram sete horas de reunião, das 9h às 16h, sem interrupções. Apresentadas as questões pertinentes à deliberação, a saber, a apuração contemplada no relatório da Comissão Eleitoral e a validade ou não de recurso interposto pela chapa “Compromisso de fazer ainda mais”, os conselheiros manifestaram-se em debate e votaram a respeito.

De 81 membros presentes no Conselho, 47 votaram a favor da homologação do relatório da Comissão Eleitoral, 30 se posicionaram em defesa do recurso que pediu a recontagem de votos e 4 se abstiveram. Como instância máxima para apreciação dos resultados eleitorais, o CONSUN segue, agora, ao próximo e último passo do processo eleitoral que é a elaboração da lista tríplice com o nome dos três candidatos mais votados, organizada em ordem decrescente de número de votos obtidos, a ser encaminhada ao Ministério da Educação para que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeie o novo Reitor.

A reunião ganhou o máximo de transparência e publicidade, contando com a participação da imprensa, além de ter sido transmitida ao vivo por meio de link disponibilizado no portal da instituição (www.portal.ufpa.br) e telões dispostos nos auditórios da Reitoria e Setorial Básico do Campus Guamá. O Ministério Público e a Consultoria Pública do Estado do Pará não enviaram representantes embora tenham sido convidados formalmente.

Apresentados os dados de apuração da Comissão Eleitoral (consulte as tabelas abaixo), houve abertura para que a chapa “Compromisso de fazer ainda mais”, liderada pela professora Regina Feio, justificasse o recurso que interpôs com relação ao resultado prestado pela Comissão Eleitoral, solicitando a recontagem dos votos. Em primeira instância, tal recurso, que alegou fundamento na falibilidade humana, possibilidade de ocorrência de erro matemático e respeito ao direito de contradição, foi indeferido pela Comissão Eleitoral, porém apreciado em instância máxima pelo CONSUN.

Em resposta aos argumentos apresentados, a Comissão Eleitoral defendeu seu posicionamento declarando que não havendo comprovação real de fraude, não haveria necessidade de recontagem dos votos, expondo também esclarecimentos de dúvidas surgidas sobre os procedimentos tomados que conduziram à conclusão do resultado anteriormente divulgado.

Após réplicas e tréplicas por parte da representação da chapa recorrente e da própria Comissão Eleitoral, bem como da manifestação de conselheiros a respeito do assunto debatido, colocou-se em votação a proposta número 1 pela homologação do relatório da Comissão Eleitoral e a proposta número 2, que deliberou sobre a validade do recurso apresentado. A maioria de votos (47) veio, então, a favor da homologação do nome do Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy como o candidato que obteve o maior número de votos na consulta à comunidade acadêmica. O novo Reitor, após ser nomeado pelo Presidente Lula, tomará posse em julho do ano que vem.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional UFPA