A divulgação deveria abranger os seguintes aspectos: urbanísticos, da melhoria de tráfego na cidade, da melhoria das condições de saúde da população. Estas ações deveriam estra dirigidas para atingir o sentimentos altruistas das classes mais abastadas da cidade e do estado. Esta era a direção política correta do marketing da macrodrenagem tucana.
No aspecto saúde a propaganda deveria ter evidenciado o impacto para a saúde das crianças, inclusivem em números: nos bairros da cidade sem saneamento básico e água encanada, a mortalidade infantil, por infecção diarréica, é desproporcional em relação aos bairros saneadas. O bom governo salva vidas e a macrodrenagem vem salvando centenas de pequenas vidas, todos os dias. Este aspecto o tucanato não explorou no marketng da macrodrenagem. Este tipo de divulgação, ganha o apoio das classes médias e alta de uma sociedade. Pensar estratégias políticas é tarefa da direção partidária e dos núcleos de governo, devidamente assessorados por cientistas políticos. No Pará os mestres e doutores em ciência política ainda têm pouco espaço nos governos e nas campanhas eleitorais.