Marituba é a primeira Cidade Digital do Pará

Da Redação
Agência Pará


Com a implantação da Cidade Digital, mais de 30 pontos estão interligados em Marituba

Marituba, na Região Metropolitana de Belém, é a primeira Cidade Digital do Pará. A instalação de dois infocentros, a interligação, por cabos de fibra óptica, dos principais serviços públicos nas áreas de educação, saúde e segurança, e a instalação de um sistema que possibilitará o acesso gratuito à internet em plena praça pública são ações do Navegapará, programa de inclusão digital que deverá beneficiar mais de 2 milhões de pessoas até o fim deste ano.

A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou, na manhã deste sábado (17), o Infocentro Mãe da Divina Providência, no bairro Novo Horizonte, onde moram mais de duas mil famílias. De lá, ela seguiu para o Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), onde conheceu a base da rede que possibilitou a implantação da Cidade Digital em Marituba. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, são mais de 30 pontos interligados em Marituba.


“A instalação dos infocentros é um marco, porque garante acesso gratuito e irrestrito da população à internet e, por conseguinte, todos os serviços que hoje em dia podem ser utilizados por meio dela, sem contar a quantidade de informação disponível na rede. Jovens poderão usar os computadores dos centros e aprender tudo sobre informática e as ferramentas da tecnologia da informação”, disse o secretário.


Cada infocentro tem três monitores, pessoas da própria comunidade, treinadas pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa). O outro infocentro de Marituba fica na comunidade Marituba 1. “São comunidades que têm direito de acesso a essa tecnologia, que ansiavam por melhores condições de comunicação e acessibilidade”, completou o secretário.


Inaugurando o novo serviço, Ana Júlia Carepa pôde conversar, diretamente do Iesp, em Marituba, com o delegado geral de Polícia Civil, Justiniano Alves, que estava na sede da Polícia Civil, em Belém. A conversa em tempo real, explicou Maurílio Monteiro, é apenas um dos recursos de que poderá dispor qualquer pessoa em Marituba com um computador e os equipamentos necessários.


Eqüidade - Para uma platéia de líderes comunitários e autoridades, a governadora lembrou que a instalação da primeira Cidade Digital do Navegapará em Marituba, município cujo prefeito, Antônio Armando (PSDB), é de oposição ao governo do Estado, é a prova de que “esta administração atua em parceria com todas as prefeituras, sem discriminação de partido, credo ou filosofia”. Disputas políticas, lembrou, não podem penalizar o povo.


A instalação dos infocentros, destacou ainda a governadora, gera oportunidade de emprego e renda para as comunidades carentes, já que os monitores recebem qualificação profissional e uma bolsa no valor de um salário mínimo. As Cidades Digitais, ressaltou, também trazem ferramentas que são poderosos aliados da educação. “Teleconferências, telecursos, educação à distância, palestras, tudo isso vai ser somado às atividades na escola e nos centros de formação”, acentuou.


Para a saúde, os avanços também são enormes. Será possível, por exemplo, nos mais longínquos lugares do Estado, conseguir para um paciente uma segunda opinião médica, por intermédio da comunicação on-line. Exames e outros procedimentos médicos poderão ser processados digitalmente.


Ampliação - O governo do Estado vai inaugurar, até agosto deste ano, mais 13 Cidades Digitais, dentro do programa Navegapará, executado em parceria com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e a Rede Metrobel. São mais de 1,8 mil quilômetros de fibra óptica da estatal e outros 30 quilômetros da rede. No interior do Estado, desprovido de diversos órgãos, as Cidades Digitais terão telecentros de negócios e centros para teleconferências. Além disso, serão inaugurados mais de 100 infocentros.


Graças a um convênio com o Ministério da Educação (MEC), mais 39 municípios serão beneficiados com o uso de um sinal de rádio que cobrirá de Santa Maria do Pará a Bragança, totalizando mais de 600 escolas interligadas ainda este ano.


Texto: Luiz Carlos Santos - Secom