EUA vão permitir o envio de celulares a Cuba

da Reuters, em Washington
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou na quarta-feira (21) que o país vai permitir que os emigrantes cubanos possam enviar celulares a familiares em Cuba. O objetivo é, supostamente, acelerar as reformas na ilha.

O presidente cubano Raúl Castro, que assumiu em fevereiro, liberou em abril a venda de telefones celulares a particulares. Castro autorizou também a venda livre de computadores, DVDs e microondas, além de liberar o acesso a hotéis e o aluguel de carros, direitos antes concedidos apenas a estrangeiros.

Apesar de esses serviços custarem caro em um país em que o salário médio é de aproximadamente US$ 18, muitos têm acesso a dólares por meio do mercado negro, remessas de seus familiares no exterior, por trabalhar para uma empresa estrangeira ou receber estímulos de entidades estatais.

Raúl Castro, que prometeu "mudanças" dentro do socialismo, assumiu o lugar de seu irmão Fidel, que deixou o cargo após quase meio século no poder, devido a seu estado de saúde debilitado.
"Se Raúl leva a sério as chamadas reformas, terá que permitir que esses telefones cheguem aos cubanos", disse Bush, em evento na Casa Branca para comemorar o primeiro Dia da Solidariedade com o Povo Cubano. Washington mantém um embargo contra a ilha há mais de 45 anos e resistiu várias vezes a suavizá-lo.