Próxima batalha: sucessão na ALEPA

Jatene está de frente com dois cenários possíveis para a sucessão na ALEPA: 1- construir uma coalizão de governo com PMDB, PR, PTB, PV e PPS e isolar PT e PSOL. Neste cenário a cabeça da ALEPA poderia ficar com o PSDB, contemplando, generosamente, o PMDB. Neste contexto, Jatene estaria desafiando para a luta sem quartéis PT e PSOL. Será que Jatene optaria por ter, de antemão, 10 deputados, em confronto aberto neste primeiro dois anos de mandato? dez deputados param a ALEPA, no momento em que quiserem.


Cenário 2- Jatene, apesar de consolidar uma coalizão de governo, envolvendo PMDB, PR, PTB, PV e PPS, negociaria com o PMDB a "cabeça" da ALEPA, permitindo que o partido de Jáder escolha um nome com amplo trânsito no governo e na oposição. Com esta opção política, Jatene ampliaria o cenário de governabilidade, por eliminar a priori, vetos permanentes dentro da ALEPA.

Veremosos, em breve, a capacidade do pensamento estratégico do governador eleito. A ALEPA será um bom laboratório para estas observações.