Governo Jatene: qual a cultura tucana na montagem de governo?

1- O governador, ouvindo os partidos e deputados, escolhe seus secretários, levando em conta a correlação de força política do partido e da coligação.

2- Os deputados têm uma relação especial com o governador, onde a dimensão representativa dos mandatos, ou função "síndico", é reconhecida como decisiva para garantir a lealdade parlamentar do deputado. Assim, deputados para além dos partidos, recebem atenção especial


3-Os cargos técnicos são ocupados por técnicos, se estes técnicos forem vinculados aos partidos da base, ótimo, caso contrário, prevalecerá o técnico para função técnicas.


4- Creio que num governo tucano, dificilmente veremos um secundarista, comandando mestres, em função nitidamente técnica. Foi este tipo de comportamento que assistí ao longo dos governos tucanos no Pará. E, não foi este o comportamento do governo Ana Júlia. Seguramente esta foi uma das bases da fragilidade do governo em ocaso. Assistí um amigo meu, Doutor, ser substituido, na Casa Civil, em função técnica, por uma "gostosa" recém graduada.