Por que Dilma tranfere 40% de seus votos para Ana e 32% para Jatene? a resposta está na grande rejeição que a governadora Ana Júlia vem enfrentando na sucessão de 2010 na disputa governamental.
Quem leu este blog nos últimos 30 meses verá que a rejeição vem sendo constante, persistente e duradoura. Não percebí ao longo deste tempo nenhuma reação planejada para reverter a imagem de Ana perante a opinião pública.
Depois do início da campanha na TV, a rejeição caiu de 52% para 38% em todo o Pará. O que por sí só, prova a hipótese de que se este problema tivesse sido enfrentado há 24 meses atrás, através de uma campanha publicitária bem concebida, em duas direções: reverter a imagem negativa da pessoa da governadora Ana Júlia, e de outro, divulgar com qualidade as obras e serviços do governo, poderia ter, antecipadamente, diminuido o percentual de rejeição da atual governadora, o que limparia o meio de campo para que a conexão Ana/Dilma fosse viabilizada com sucesso.Em síntese, a comunicação política deve ser entregue à uma junta de comando formada por: marqueteiros, publicitários, jornalistas políticos e cientistas políticos especializados em partidos, gestão pública e competição eleitoral. Entregar comunicação política para marqueteiros ou teóricos de publicidade é o mesmo que jogar o filão da competição política ao aventureirismo, como ocorreu no governo Ana Júlia.