Pará: Quem chegará ao senado?

Creio que o favorito ao senado, pelo Pará, neste momento à primeira vaga é Jáder. A segunda vaga está neste momento, com Paulo Rocha. Mas se Flexa Ribeiro vir a surfar na alta e longa onda Jatene em gestação, Paulo Rocha pode vir a ser supreendido na reta final desta disputa senatorial.

Paulo Rocha, ao deixar em aberto a segunda vaga de sua chapa ao senado, corre um sério risco. Este risco se conforma devido ao perfil ideológico dos eleitores do PMDB e do PSDB. De um lado o segundo voto de Flexa e de Jáder, tendem a ser conservador, ou seja, tendem a evitar Paulo Rocha e se auto-completar. Já o segundo voto de Paulo Rocha seguirá a orientação partidária, ou seja, na direção de Jáder. O PMDB de Jáder não tem organização política e ideológica suficiente para centralizar o segundo voto ao senado em Paulo Rocha.

Assim, Jáder sairá locupletado de votos, e Flexa possivelmente herdará a maioria do segundo voto dos eleitores de Jáder, devido ao perfil ideológico semelhante entre os eleitores de Jáder e Flexa.

Portanto, faz falta a Paulo Rocha uma aliança fechada à segunda vaga ao senado, de ideologia de centro direita, como F. Yamada, que teria um potencial enorme de votos, tendo como ponto de partidas, suas empresas e o ramo supermercadista.

Em síntese, se a eleição fosse hoje, seriam nossos representantes no senado: Jáder e Paulo Rocha. Mas no dia 03 de outubro, a provável onda Jatene pode puxar a candidatura de Flexa.