Eleições 2010: Por que a juventude não quer votar?

Hoje os principais jornais do país estampam manchetes acerca da queda da participação dos adolescentes entre 16 e 17 anos nas eleições de 2010. Efetivamente, em 2006 tínhamos 2.566 milhões de adolescentes alistados para as eleições enquanto em 2010 temos somente 2.391 milhões de jovens, ou seja, uma queda de 6,81%.
Quais as causas que podemos alinhavar deste fenômeno constatado quanto à queda da participação dos novíssimos eleitores no Brasil? Como faria Alexis de Tocqueville, Passo a citar causas mais gerais e causas mais específicas que poderiam estar levando parte da juventude à alienação política.

Causas mais geral:
1- Boa situação econômica do país, diminuindo os conflitos entre sociedade civil organizada e o governo, gerando a falsa percepção de que as mobilizações deixaram de ser uma estratégia importante no contexto social e econômico e como tal, mais pessoas deixam de se envolver em lutas sociais e políticas, minando possíveis arenas de disputas e de politizações da sociedade como um todo, incluindo a juventude.

2- Rotinização das eleições: Com a sociedade se acostumando com o exercício da democracia através das eleições, o sufrágio bi-anual que acontece no Brasil deixa de ser novidade e como tal pouco mobiliza, num contexto de calmaria econômica. Enquanto mais avança e se estabiliza a vida democrática mais os grupos partidários e os grupos de pressão assumem o protagonismo político e menos sindicatos e movimentos estudantis aparecem nas grandes disputas nacionais.

3- O enorme descrédito nos políticos e nos partidos, atestado através de pesquisas de opinião pública, é mais um fator que afasta a população das atividades políticas e partidárias, em especial a juventude.

4- A ausência histórica de uma cultura associativista (nos grêmios livres, centros acadêmicos, ONGS, etc) na sociedade brasileira, reduz as possibilidades de construção de uma consciência altruísta em nosso eleitores, desde a fase adolescente, diminuindo por conseguinte as probabilidades de envolvimento dos jovens nas atividades políticas e partidárias. Os partidos como mobilizadores da sociedade parecem que não como prioridade investir nos locais onde os futuros eleitores estão crescendo, como nas escolas, nos bairros e nas universidades.

5- A presença da corrupção, transversalizando todos os partidos políticos, provavelmente vem causando grande ceticismo e desesperança na juventude, e como tal, é um importante fator de afastamento e antipatia às atividades políticas e partidárias.

6- Estas são algumas pinceladas que dou para iniciarmos este profícuo debate.