2010: Pesquisa definirá o conteúdo da decisão do voto no Pará

Nós do Laboratório de Ciência Política da UFPA estamos organizando a primeira oficina eleitoral do Programa de Pós-graduação em Cîência Política -PPGCP. Uma das grandes linhas de investigação será o conteúdo da decisão do voto do povo paraense. ´

De a cordo com a teoria da decisão do voto fundado na escolha racional, a decisão para o voto para o executivo funda-se nas seguintes premissas:

1- O eleitor balanceia as propostas do governo incumbente na disputa eleitoral passada (2006).
2- Verifica as realizações do governo no exercício do mandato (2006/2010).
3- Se as realizações forem iguais ou próximas às promessas de campanha, o eleitor tende a reeleger o governante no cargo.
4- Caso as promessas superem as realizações a tendência do eleitorado é mudar a direção do voto no sentido da oposição.

Até o presente momento as pesquisas de opinião tem demonstrado uma enorme rejeição do eleitorado em relação à figura e ao desempenho da governadora Ana Júlia.

A pesquisa buscará também entender o conteúdo da decisão do voto do eleitor paraense, se o eleitor votará com base nas avaliações do desempenho do governo Ana Júlia, e neste caso, dificilmente a mesma escaparia da derrota, caso a eleição fosse hoje. Ou, se a síndrome do Dudu, ocorrido em 2008, se repetirá no Pará em 2010.

A síndrome de Dudu é a seguinte: Um governo amplamente desmoralizado e desacreditado até 6 meses antes das eleições (de 2008), veio a virar o jogo eleitoral, drenando e asfaltando ruas em escala e produzindo promessas espetaculares, como o Portal da Amazônia, à classe média.

Ana, só se reelegerá, se realizar com competência da síndrome de Dudu em 2010( porkbarrel). Fato este que não ocorre com o governo Lula, que vem arrebatando a opinião pública brasileira com base em seus resultados objetivos de política de governo.

Esta eleição no Pará dirá se o eleitor paraense vota com base na liberdade de opinião ou com base nas necessidades cotidianas dos municípios e de seus pobres e esquecidos cidadãos do interior.