Interesse sobre política é tema de debate na UFPA

Para muitos, discutir política, hoje, é pura perda de tempo. Ainda mais no Brasil, “onde tudo acaba em pizza”. Essa mentalidade e as razões de sua existência são o foco do debate “Encantos e Desencantos da política”, que ocorrerá no dia 23 de março (terça-feira), às 18h30, no Auditório Setorial Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Organizado pelo grupo de pesquisa ECOAmazônia, coordenado pela professora Jacqueline Freire, do Instituto de Ciências da Educação(ICED), da UFPA, o debate terá como diferencial o seu caráter multidisciplinar. Os convidados são João Cláudio Arroyo, educador popular e professor da Faculdade da Amazônia (FAAM), Francisco Assis Costa, economista e professor da UFPA, e Edir Veiga, cientista político e também professor da UFPA.

Segundo o professor Antônio Maués, um dos organizadores do evento, duas questões nortearão o encontro. Uma diz respeito ao notório desinteresse das pessoas por debates políticos. E a outra vai além: Será que a sociedade não precisa de mais mecanismos para fiscalizar e controlar as autoridades públicas? De forma plural, se tentará entender se a distância da sociedade das decisões não levaria ao seu afastamento político.

Em pleno período pré-eleitoral, o debate tem como missão provocar a discussão acerca do tema e incentivar um raciocínio crítico sobre o contexto atual do país. Estudantes, professores e todos os demais interessados serão muito bem-vindos.

Debate “Encantos e Desencantos da Política”

Debatedores:

João Claúdio Arroyo- educador popular (FAAM)
Francisco de Assis Costa- economista (UFPA)
Edir Veiga- cientista política (UFPA)

Dia 23 de março, terça-feira
Horário: 18h30min
Local: Auditório Setorial Profissional

Texto: Abílio Dantas- Assessoria de Comunicação da UFPA.