UFPA recebe visita da Federação de Indústrias do Estado

Amanhã, a partir das 7h30, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá a visita de uma instituição importante para o desenvolvimento das ações universitárias: a Federação de Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). A programação começará com um café da manhã, que será oferecido no Espaço do Vadião, e seguirá por várias áreas do campus em um passeio chamado de Universitur. Dentre os locais visitados, estarão o Laboratório de Biotecnologia, o Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis (LAPAC) e o Parque Tecnológico, dirigido pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA.

Segundo o reitor Carlos Maneschy, que guiará a Federação com os pró-reitores e diretores dos institutos, a visita é uma excelente oportunidade para aumentar o contato entre a Universidade e as empresas do Estado do Pará. “Queremos que exista uma aproximação realmente institucional, com ações efetivas e duradouras, não apenas pontuais”, anuncia o reitor.

A Agência de Inovação Tecnológica, dirigida pela professora Geisa Bassalo, é o órgão responsável pela mediação entre a UFPA e as indústrias paraenses. Segundo a diretora, a ocasião será, também, a primeira oportunidade de divulgar as ações da Agência para o empresariado, como a Incubadora de Empresas e o Parque Tecnológico do Guamá.

A FIEPA estará representada pelo presidente José Conrado Santos e pelos diretores da entidade. Empresários da indústria paraense também comporão o grupo de, aproximadamente, 30 pessoas. Após conhecerem o trabalho dos laboratórios citados, todos serão encaminhados ao auditório da Secretaria Geral, onde a UFPA, a Associação de Amigos da UFPA (AAUFPA) e a FIEPA apresentarão seus posicionamentos e propostas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Serviço Social da Indústria (SESI), a FIEPA apresentará para os representantes da Universidade e empresários o guia “Pará Investimentos – Oportunidades e Desafios (2010-2014)”, que mostra o volume de recursos anunciados para os próximos cinco anos no Estado, e que gira em torno de R$ 105 bilhões. “Precisamos nos relacionar mais com o meio acadêmico, com o propósito de mostrar quais serão as novas demandas da indústria nos próximos anos”, afirma José Conrado.


Texto: Abílio Dantas – Assessoria de Comunicação da UFPA