Edital prevê apoio à qualificação de docentes e técnicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), da Universidade Federal do Pará, lançou, na segunda-feira, dia 1º de março, o primeiro Edital do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFPA (PADT). A publicação ocorreu após uma série de reuniões da unidade com representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior (Sindtifes). O Edital encontra-se disponível na página www.propesp.ufpa.br.

O documento prevê a concessão de equipamentos aos Programas de Mestrado e Doutorado da UFPA que abrirem turmas especiais para docentes e técnicos da própria Instituição. O PADT substitui o antigo PIQD (Programa Institucional de Qualificação Docente), para atender, também, servidores técnico-administrativos. O objetivo é promover a capacitação de pessoal da UFPA e contribuir para o crescimento profissional de seus servidores.

Segundo o pró-reitor Emmanuel Tourinho, outro aspecto previsto no PADT diz respeito à exigência de abertura de turmas especiais para os servidores (docentes e técnicos) da UFPA, além de ações voltadas aos servidores que já realizam cursos de pós-graduação na Universidade. Os Programas de Mestrado e Doutorado têm até o dia 19 de março para aderirem ao Edital da Propesp e até o dia 31 de março para publicarem o Edital de Seleção dos Alunos.

As turmas criadas nos Programas de Pós-Graduação devem ser iniciadas entre março e agosto de 2010 e disponibilizar, pelo menos, seis vagas destinadas a docentes e/ou a técnicos da UFPA. O ingresso dos alunos poderá ser na condição de alunos regulares ou na condição de alunos especiais. Caso o Programa opte pelo ingresso dos alunos na condição de alunos especiais, fica obrigado a efetivá-los na condição de alunos regulares a partir da aprovação no Exame de Qualificação.

A concessão do apoio será efetivada após a informação à PROPESP da matrícula dos alunos da turma especial oferecida aos docentes e a técnicos da UFPA. Ao Programa de Pós-Graduação que criar uma turma especial de mestrado, serão concedidos 8 computadores, com configuração típica, incluindo gabinete completo, monitor, teclado e mouse. Os que criarem doutorado receberão doze computadores; e os que abrirem turmas de mestrado e doutorado ganharão vinte computadores. As propostas serão avaliadas com base no cumprimento do calendário e na apresentação dos documentos especificados no Edital. A PROPESP divulgará os apoios concedidos em sua página eletrônica e em outros espaços institucionais.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA