Senado 2010: a segunda vaga e a comporta estratégica

Parece claro que um acordo informal, não declarado e sub-reptício entre Rocha, Jáder e Flexa foi detonado pelas candidaturas do PTB, PSB e PV ao senado. A questão é a seguinte.

1- Duciomar Costa ao lançar a candidatura de F. Yamada ao senado criou uma poderosa comporta em Belém capaz de esvaziar o acordo informal entre Jáder e Paulo Rocha nesta cidade. Duciomar ao bancar Paulo Rocha e Yamada fortalece Rocha e esvazia parcialmente Jáder em Belém.

2- PSB e PV ao lançarem candidatura ao senado fortalecem, localizadamente, P.Rocha e esvaziam parcialmente Jáder, onde estes partidos têm bases eleitorais mais densas.

3- A segunda candidatura do PMDB ao senado é uma comporta capaz de esvaziar/inflar Paulo Rocha (onde interessar) seja na capital ou no interior, ou seja é uma poderosa moeda de troca para contrabalancear as candidaturas ao senado do PTB, PSB e PV. Assim Jáder trocará apoio com Rocha onde for conveniente e fechará a comporta onde não for conveniente.

4- Quem ganha nesta história toda é Flexa Ribeiro e quem mais perde é Paulo Rocha. Uma vez que Jáder tem maiores probabilidades de ser o mais votado ao senado e Paulo Rocha terá em Flexa seu principal adversário, agora fortalecida por uma aliança informal mais ampla com Jáder.

Assim, a segunda candidatura ao senado dos partidos serve como comporta eleitoral que pode ser aberta ou fechada em cada município, dependendo do interesse em jogo e dos partidos em disputa.