IDEB, Ana e as marcas negativas

Parece que a governadora é talhada para ser carimbada por notícias negativas. Agora é a vez do IDEB. O Pará é o último colocado no índice desenvolvido pelo INEP. Nossas crianças e jovem estão aprendendo muito pouco. Que fique uma lição: a SEDUC não pode ser instrumento de barganha política. A educação sempre foi a maior vitrine do PT e está naufragada nestes 4 anos de governo Ana Júlia.

O governo Ana em nada inovou na educação: não empoderou orçamentariamente e politicamente as escolas, não modernizou a gestão dando fôlego ao compadrio entre diretores e professores, não foi transparente nas execuções das reformas escolares, não experimentou nenhuma metodologia pedagógica para enfrentar a repetência, o atraso escolar dos alunos e nem mecanismos densos de escola em tempo integral. Pelo contrário, o projeto aceleração da aprendizagem foi detonado pela Seduc.

Nem mesmo uma reforma administrativa capaz de racionalizar a gestão administrativa da Seduc, que é um elefante branco, foi executado. A Seduc foi loteada por tendências e partidos políticos onde o veto e contraveto na implementação das políticas foi uma constante. Era partido vetando partido, tendência vetando tendência, dentro do gigantesco mundo administrativo que é a Seduc em todo o nosso espaço territorial.

Até militantes de movimentos comunitários assumiram cargos de assessoria dentro da Seduc. Cargos técnicos de segundo e terceiro escalão foram ou são ocupados por militantes políticos sem formação mínima, na área. O que poderia se esperar de tamanha desfaçatez? IDEB 3.6. O pior do Brasil.