Ana Júlia: hoje, uma carente de intenção de votos

Continuando com a exposição de pesquisa realizada em dezembro de 2009, repasso dados atinentes à avaliação do desempenho da governado Ana Júlia. Após 36 meses de governo, venhamos e convenhamos, a turma que cuida da direção política do governo está sendo muito mal avaliada. Caso pudéssemos emitir uma nota para o núcleo duro, daríamos 1,0.


Para análise da composição do voto em Ana Júlia, procura-se identificar o nível de conhecimento da governadora. De acordo com os dados pesquisados, 57% Conhecem Bem; 22% a Conhecem Mais ou Menos; 19% a Conhecem só de nome.
Quando cruza-se estes dados com a intenção de voto, hoje, em Ana Júlia, verifica-se que dos 57% que conhecem Bem a governadora, apenas 25% votariam nela, o que significa dizer que ela teria, na verdade, 14% dos votos dos que a conhecem Bem. Simão Jatene pegaria o maior percentual de votos dos que conhecem Bem Ana Júlia, 29%. Em seguida Edmilson pegaria 16% desse segmento. Dos que conhecem Ana Mais ou Menos, apenas 13% votariam nela; dos que conhecem só de nome, 8% votariam nela.
Em se tratando de potencial e rejeição de votos, Ana Júlia tem um potencial de 31%, isto é, a somatória dos que votariam nela com certeza e aqueles que poderiam votar na governadora novamente. Agora, quando procura-se aferir o índice dos que não votariam nela de jeito nenhum, chega-se ao patamar de 62%. E o maior índice de rejeição à governadora é na região do Marajó que atinge 95% dos que não votariam nela. A segunda região que a rejeita mais é a Metropolitana com 68%; seguida do Nordeste com 62%; Sudoeste, 60%; Sudeste 55%. E a que menos rejeita Ana Júlia é a região do Baixo Amazonas, 40%.
Detalhando um pouco mais esta análise, cruzando-se o nível de conhecimento à governadora com o potencial e rejeição de votos. Chegamos a seguinte conclusão: dos que conhecem Bem a governadora (57%), apenas 22% votariam nela com certeza; 14% poderiam votar e 60% Não Votariam em Ana Júlia. A partir daí a rejeição vai aumentando vertiginosamente: dos que conhecem Mais ou Menos, 63% Não votaria nela; dos Conhecem Só de Nome, 71% não votariam na governadora; e aqueles que não a conhecem, 100% não votaria em Ana Júlia para governadora.