2010- Jáder governador?

A prof. Edilza, em seu blog (http://edilzafontes.blogspot.com), discute a distribuição do tempo entre os partidos no rádio e TV, a partir de prováveis coligações partidários ao governo do estado.

Coligação 1: PT, PC do B, PP, PR, PSC e PV- Ana Júlia encabeçaria
Coligação 2: PSDB, PPS - Jatene encabeçaria
Coligação 3: PSOL, PCB, PCO e PSTU- Araceli Lemos encabeçaria
coligação 4: PMDB, DEM, PTB, PR, PDT - Jáder ou Dudu encabeçariam

Com estes cenários para a conformação das coligações, a partir das informações privilegiadas de que dispõe, a prof. Edilza Fontes, nos faz exercitar um pouco futurologia eleitoral, bem consistente.

Caso se confirme a coligação número 4, esta seguramente chegará ao segundo turno, montada na máquina midiática do PMDB e em 80 prefeituras (incluindo Ananindeua e Marabá)e passará mais facilmente e com grande chance de vitória, se for encabeçada por Jáder.

Já Ana júlia e Jatene travarão uma luta entre sí, para ver quem passará em segundo lugar. Em qualquer dos cenários, passe Ana ou passe Jatene, Jáder teria maiores probabilidades de se tornar governador, pois Jatene jamais apoiaria o PT no segundo embate eleitoral de 2010 e vice versa.

Como não acredito que Dudu abra mão da cabeça de chapa. Esta coligação poderá ser destroçada pela campanha eletrônica (TV/rádio), a partir do bombardeio sofrido pela administração de Dudu, nos últimos dois anos, a partir do grupo RBA.

Dudu está muito frágil perante a opinião pública da região metropolitana. E Jáder e o PMDB poderão ser atingido pelo próprio veneno destilado contra Dudu. Ahh, Jáder seria eleito senador, ou governador por esta grande coligação.

Caso saia Dudu, creio que passaria ao segundo turno Ana e Jatene, e nestas circustâncias, Ana poderia ser reeleita, se contasse com o apoio de jáder e Dudu.

Ahhh, para aqueles que acham que Jáder terá uma rejeição ampliada a partir de seu histórico de denúncias de corrupção, quem estará livre deste tipo de ataque nestas eleições? Jáder, a exemplo do que aconteceu com Dudu em 2004, está blindado contra este tipo de acusação. Quanto mais baterem em Jáder, mais ele tufará...é o chamado efeito fermento.

Vivemos nos Pará a seguinte situação: numa noite escura...todos os gatos são pardos. E dentre os grandes competidores parece que ninguém se diferencia do ponto de vista ético-moral na condução da vida política...vivemos no tempo de vale tudo. Maquiavel, quando expôs o realismo na política, estava completamente certo. De fato a ética vem sendo tratada como um artigo de marketing para otário acreditar.

Seguramente Jatene é o menos exposto, na temática da corrupção. Mas todos têm rabo de palha. Quem terá a coragem de atirar a primeira pedra? O PSOL, mas Araceli não contará no jogo político, terá poucos votos e não deverá atingir o quociente eleitoral para eleger deputados, e ao final da disputa para o executivo, o PSOL deverá se abster no segundo turno.