Eleição no ICED supensa pela justiça

O SIAC da UFPA arrumou uma tremenda confusão nas eleições para o Instituto de Educação que deveria ter começado pela manhã de hoje (2). O pomo da discórdia é a lista de votantes. Na sexta, dia 27, a comissão eleitoral forneceu a lista dos alunos, nela constava o nome dos estudantes de pós-graduação. A chapa da professora Ana Tancredi conseguiu no dia 30 de novembro no SIAC uma nova lista, nesta não constavam os nomes dos alunos de pós da Educação.

Nós sabemos que a SIAC normalmente é menos atualizados em termos de lista de alunos do que os colegiados de cursos de graduação ou de pós. Pois bem, como a chapa de Ana avalia que não tem a maioria dentre os alunos de Pós, entrou na justiça pedindo que a lista de alunos fornecida pelo SIAC tenha precedência sobre a listagem fornecida pela comissão eleitoral, que é baseada diretamente nas listagens dos colegiados, e conseguiu um mandato judicial para tal. Ãté agora as eleições ainda não iniciaram no ICED, e está estabelecido um impasse.

Nós sabemos que a listagem fornecida pela comissão eleitoral é a mais atualizada em relação à lista fornecida pelo SIAC, e como tal o bom senso deveria prevalecer. A chapa de Tancredi demonstra, quando interessa, que o legalismo se sobrepõe ao legítimo. Esta turma do PSOL e do PSTU a cada novo evento surpreende pelo pragmatismo e pela ausência de princípios democráticos. O que vale são os fins, os meios...ahhh, os meios que se lixem.