Congresso da FASUBRA: golpe na UFPA

A atual direção do SINTUFPA deu um golpe na assembléia que iria tirar os delegados da UFPA ao congresso da FASUBRA. A turma "democrática" da atual diretoria do SINTUFPA encheu dois ônibus, sendo um do HUJBB e outro da UFPA. Esta situação gerou uma crise, porque a oposição queria ver a listagem de sócios, uma vez que o congresso da FASUBRA é estatutário e só podem votar os sócios do sindicato.

Pois bem, a diretoria do SINTUFPA se recusou a apresentar a lista dos servidores que votaram nesta assembléia da discórdia. A oposição está recorrendo à FASUBRA. A direção do SINTUFPA se recusou a atender um pedido formal de liberação dos nomes dos votantes nesta assembléia, nunca tinha se visto isso na história dos congressos ds FASUBRA e do SINTUFPA. Aliás nunca mais tivemos os famosos congressos anuais do SINTUFPA. Velhos tempos aqueles da "Luta Continua", onde havia , de fato, movimento sindical na UFPA.

A oposição deve convocar uma nova assembléia geral para os próximos dias. Na FASUBRA chegarão duas listagens de delegados da UFPA. Será uma baixaria nacional a ser patrocinada pela direção imobilista do SINTUFPA DURANTE O CREDENCIAMENTO DOS DELEFGADO NO CONFASUBRA.

A solução mediada seria a distribuição dos delegados de forma proporcional e ponto final nesta crise. Se a situação (PSOL-PSTU) radicalizar, a UFPA não terá delegado no CONFASUBRA, pois a turma da TRIBO é maioria na FASUBRA.