Jatene e os deputados tucanos

Jatene comemorou, de forma elogiosa, no encontro tucano deste final de semana que o PSDB manteve-se unido e intacto nestes 3 anos de governo Ana Júlia. Jatene expressa uma avaliação ufanista da bancada bicuda. Talvez Jatene tenha esquecido que no G9, estavam presentes César Colares e Ana Cunha, que são notórios deputados tucanos e que fazem ou fizeram parte da base governista, na maioria das vezes neste quadriênio vermelho.

Outra questão: o núcleo duro da governadora é capaz de negociar com a direita e extrema direita partidária, mas se encheu de prurido na hora de esvaziar o ninho tucano. A lei da fidelidade, nos moldes atual, só passou a valer a partir das eleições municipais de 2008.

Assim podemos explicar a sobrevivência intacta do ninho tucano: 1- extrema capacidade da direção do PSDB em suportar os deputados infiéis que compõem o G-9, 2- A falta de visão estratégica do núcleo duro do governo Ana, que não desbaratou o ninho tucano, 3- A lei da fidelidade partidária, endurecida a partir de 2008, 4- E hoje, o fraca percepção popular do desempenho do governo Ana. Hoje todos pensarão duas vezes antes de abandonar o ninho tucano.

Portanto, caro Jatene, os deputados tucanos em nada diferem das demais bancadas tradicionais do parlamento estadual paraense. O PSDB teve sorte, às custas da baixa capacidade de avaliação de conjuntura política e antecipação de cenários, por parte do núcleo duro do governo estadual.