Esquartejamento do Pará: onde está a classe política?

Não estou percebendo nem a governadora e nem a bancada de deputados federais e estaduais lutando contra o atentado contra o povo do Pará. Mais uma vez interesses particulares das elites regionais se mostram como os interesses de todo o povo da região Sul e Sudeste do estado.

É só olharmos para os municípios do Pará de todas as regiões, inclusive da região metropolitana e encontraremos graves dificuldades no acesso à saúde, emprego, saneamento e segurança pública.

A equação é simples, os problemas dos municípios só se resolvem com o empoderamento orçamentário, e a reforma tributária é o caminho. Hoje apenas 16% do bolo tributário nacional são administrados pelos prefeitos.

Uma coisa é certa, retirar as micro-regiões sul e sudeste do Pará é amputar o coração econômico do estado e com ele a possibilidade de enriquecimento futuro. Hoje a UFPA, a UEPA, o Hospital Regional, as Eclusas, a Hidrovia Araguaia Tocantins, a verticalização da produção mineral estão em processo de implantação. Se o discurso do abandono da região era uma realidade há 10 anos, hoje não se aplica mais.