Letras: Prof. Regina Cruz comenta postagens de internautas

Regina Cruz disse...
Dois anômimos me solicitaram "a lista dos nomes que estavam presentes na reunião que decidiu trocar a fechadura da porta de sua sala de pesquisa que fica no segundo andar do Laboratório da Linguagem." Não tenhoa a ata oficial do dia 16/09/2009, uma vez que como já dito, a coordenação do CML não atendeu a dois pedidos formais de cópias dos documentos, mas tenho uma minuta enviada via email para revisão na qual figuram os seguintes nomes:Silvio Augusto de Oliveira HolandaAbdelhak RazkyFátima Cristina da Costa PessoaJosé Carlos Chaves da CunhaMaria Eulália Sobral ToscanoMarília de Nazaré de Oliveira FerreiraMarli Tereza FurtadoMyriam Crestian Chaves da CunhaSidney da Silva FacundesThomas Massao FairchildWalkyria Magno e SilvaEis, portanto, como solicitado por um outo anônimo:"esses nomes tão esperados. Mas e lista , a ata com os nomes que compoem a UNANIMIDADE BURRA.Unanimidade não é, porque o CML é composto de 22 professores.
11/11/09 11:31 PM

Regina Cruz disse...
Um outro anônimo me perguntou:"a senhora professora Regina, tem certeza que quer voltar para aquele lugar????"Tenho. O CML tem um grande compromisso social que é a capacitação de recursos humanos da região. O governo não custeou meus estudos de Mestrado e de Doutorado (sempre tive bolsas de estudo) em centros de excelência do país e do estrangeiro (e só estudei em programas de nota A) para que os conhecimentos adquiridos fossem subutilizados. Não existe outra especialista na minha área de formação em todo o ILC, por isso os principais prejudicados, com esse tipo de atitude por parte de um grupo de professores sem compromisso social nenhum com a região, são aqueles que necessitam acessar a tais conhecimentos.
11/11/09 11:41 PM

Regina Cruz disse...
Eu não quero acreditar que um professor universitário tenha classificados os participantes deste blog de "despeitados e línguas de trapo de plantão", "Medíocres". E pior ainda que tenha escritoCríticos... fiquem por dentro e analizem [sic]o que realmente é fato! Se há algo que eles estão dando é uma aula de democracia. Estão fazendo o que muitos que se dizem ter um super CVLattes não sabem fazer: DISCUTIR IDÉIAS, ARGUMENTAR, OPINAR.
11/11/09 11:49 PM

Regina Cruz disse...
Eu começo a acreditar que as críticas dos alunos sobre a prática pedagógica de determinados professores têm fundamento, porque jamais um professor sério, ético e profissional chamaria os alunos de "adolescentes recalcados e preguiçosos que atacam pura e simplesmente pelo prazer de se vingar de terem sido reprovados ou por embirrar com a cara de fulano ou cicrano de tal."Diria aos alunos que "procurassem um analista para cuidar da esquizofrenia ".Eu não acredito que isto sido verbalizado por um docente.
11/11/09 11:54 PM

Regina Cruz disse...
Não sei quem me fez tal acusação:"É esse tipo de ética profissional que a pobre professora Regina Cruz anda praticando... essa é sua conduta como doutora na Universidade FEDERAL do Pará...Por esse tipo de comportamento também é possível imaginar como ela conduz as suas relações profissinais..."Deve ser um professor, mas um professor covarde, medroso, porque não assina sua mensagem. Vai ver que é um dos membros da congregação do ILC que adoram fazer calunias dos outros pelas costas durante as reunioes (como fizeram com o Prof. Gunter) e depois pedem para retirar das atas as suas falas para não se comprometerem.Ética, eu tenho certeza de ser, sempre fiz questão de tornar público minhas opiniões políticas e posicionamentos em geral, não tenho nada a esconder, assim como assumo o que digo e não sou nem leviana nem covarde. E dever ser por isso que um grupo que vê o Mestrado em Letras como quintal da casa deles me persegue.
12/11/09 12:05 AM

Regina Cruz disse...
Eu fico muito surpresa com o questionamento de um anônimo:"É, meus caros, por que a professora Regina Cruz simplesmente não chama o chaveiro e manda trocar a fechadura da porta???"E quero acreditar que não seja um professor a utilizar como prova de que eu tenho consciência de que que não tenho direito de ter minha sala de trabalho, o fato de eu não ter respondido com a mesma moeda.Eu não revidei da mesma forma, porque não quero me igualar a este tipo de gente. Além do mais eu confesso, em toda a minha experiência de vida acadêmica (fui aluna de Mestrado na UFSC, 1/3 dos meus créditos foram feitos na UNICAMP, fiz sanduiche em Lyons II na França. Fiz no Doutorado, no maior laboratório de Prosódia e Fonética Acústica da Europa; durante o Doutorado fui Visiting Scholar na Universidade de Cambridge, visitei também Laboratório de Fonética em Barcelona e Strasbourg), em nenhum dos centros de excelência por onde passei, recebi orientação de que eu deveria estar preparada para enfrentar bandidos, mafiosos. Apenas me ensinaram que eu deveria me formar para ser uma excelente pesquisadora, professora, que eu deveria produzir academicamente bastante para que minhas palestras, conferências tivessem conteúdo, informação de peso. Para mim sempre foi passado pelos pesquisadores com quem convivi que o universo da academia tinha um alto nível de relacionamento, era um espaço onde sempre a justiça e a honestidade estariam presentes, que nunca a força ocuparia o lugar das idéias.Espero que este tipo de professor que diz que se eu tivesse razão mesmo eu já deveria ter tido "coragem" de trocar a fechadura de volta, que ele incentive este tipo de atitude, porque seria o mesmo que dizer a um aluno:"quando você discordar da nota que o seu professor lhe atribuir num trabalho ou numa prova, não argumente com ele, não tente mostrar-lhe com idéias que ele se enganou e que você tem razão. Esmurre-o imediatamente!"
12/11/09 12:29 AM

Regina Cruz disse...
Alguém perguntou:"tenho uma enorme curiosidade em saber quem foram os responsáveis pela troca da fechadura da pesquisadora, professora Regina."Testemunhas viram tudo:O Sr. Edson Ferreira de Moraes (coordenador Divisão de Planejamento, Gestão e Avaliação), que pasmem negou para mim desconhecer o fato, nem homem foi de assumir o seu ato;O Prof. Silvio Augusto de Oliveira Holanda (coordenador do Mestrado em Letras);O Sr. Eduardo Antonio Ribeiro de Brito (secretário do Mestrado em Letras)
12/11/09 12:35 AM

Regina Cruz disse...
Alguém me perguntou:"RESPONDA POR FAVOR:o que impede a senhora de chamar um chaveiro e mandar fazer uma chave pra senhora e mostrar pra esses professores que a senhora está no seu direito.???"Eu penso como um outro anônimo:"Força contra força é a negação da educação."Eles usaram a força, porque justamente não conseguiam contra-argumentar, não têm ideias, não sabem debater, porque seus critérios são subjetivos, fracos, imparciais.Quando quiseram me impor uma reorganização da sala, segundo a qual eu seria a única professora a sair da minha sala de trabalho e ir para uma outra que não tem espaço suficiente para duas pesquisadoras de peso e com grandes equipes, eu percebi que era uma perseguição mesquinha e barata e não aceitei, argumentei, coloquei todas as razões que me levavam a não aceitar tamanha insensatez, como eles não têm argumentos e por não serem profissionais, seus argumentos caem por terra, resolveram justamente partir para a força.Eu não quero, portanto, me igualar a eles.
12/11/09 12:42 AM

Regina Cruz disse...
Alguém recomenda que eu busque meus direitos nas instâncias próprias da UFPA.Mas é só o que eu estou fazendo neste momento. Parei minha produção acadêmica toda. Todo o meu material de trabalho está preso na minha sala e a única providência maior que até hoje ouvi é que a procuradoria seria acionada.
12/11/09 12:45 AM