Sucessão para reitor: nada de novo no quartel de Abrantes

O factóide criado pela consulta ao setor de legislação e normas do MEC em nada muda o processo democrático da UFPA, senão vejamos:
1- O reitor informou de forma tendenciadosa o resultado eleitoral na UFPA, fez questão de informar que a consulta foi paritária e perguntou o que fazer em caso de uma consulta ilegal, perante a lei dos 70%.

2- Ora o setor de legislação e norma não poderia dizer outra coisa, a não ser mandar cumprir a lei.

3- Como o CONSUN referendou a consulta democrática, automaticamente declarou a ordem da lista com Maneschy na cabeça.

4- Agora só falta o CONSUN organizar a lista de acordo com a consulta democrática, como previsto no regimento eleitoral.

5- O que de fato ocorreu é que antes do CONSUN preparar a lista e a documentação de acordo com as normas legais, o reitor atropelou o processo, comunicou o resultado ao MEC e pediu medidas legais cabíveis ao setor de legislação e normas do MEC.

6- É princípio do MEC jamais interferir no processo interno de elaboração da lista tríplice das IFES. Na verdade o reitor está instrumentalizando o setor de legislação enormas do MEC para tentar dar um golpe via CONSUN, procedendo uma eleição indireta e ignorando a consulta democrática na UFPA.

7- Todas as eleições internas na UFPA para os Centros, com exceção do CCS, foram feitas de forma direta e paritária.

8- Todo o processo eleitoral na UFPA foi normalíssimo, desde a campanha até a homologação de todo o processo pelo CONSUN.

9- O que sabe-se é que o reitor fará seus apoiadores mais fiéis assumirem o golpe via CONSUN e tentará sair de todo o processo como o inatacável democrata, ético e republicano.

10- Cabe ao CONSUN reafirmar todo o processo, mandar a lista ao MEC e defender estrategicamente as consultas democráticas na UFPA. Caso o CONSUN vacile estará irreversivelmente liquidado a democracia na UFPA. Este núcleo dirigente quer estabelecer uma oligarquia para se manter por décadas à frente da UFPA. É o retorno do passado ditatorial e a entrega da UFPA nas mãos da classe política, principalmente no decurso de governos liberais.

11- A comunidade não deve permitir este retrocesso.