Gestão 2001-2008: É obra coletiva

1- Porque a comunidade universitária ajudou ativamente a derrotar o projeto néo-liberal de FHC, que durante 0ito anos deixou a IFES ä mingua, sem concursos públicos e com os salários congelados.

2- Porque a comunidade universitária fechou majoritariamente em torno da vitória de Lula em 2002, ocasião em que a universidade brasileira vem tendo o maior investimetno da história recente do Brasil, sejam nas áreas de custeios e capital, seja na área salarial e da carreira docente e técnica.

3- Porque o boom de investimento em obras e serviços que a UFPA vêm experimentando nos último 06 anos devem-se mais às políticas do governo federal do que à capacidade de auto-financiamento, de qualquer IFES, afinal não somos instituições privadas.

4- Porque a comunidade universitária, ajudou majoritariamente a eleger a governadora petista Ana Júlia, o que vem permitindo a financiamento dos Parques Tecnológicos de Santarém, Marabá e Belém.

5- Porque foi a governadora, que no interior de uma disuta acirrada com vários estados da federação,garantiu a implantação da UFOPA em Santarém.

6- Porque foram os colegiados de cursos que garantiram projetos para a implantação dos cursos de mestrados e doutorados na UFPA, junto ä CAPES

7- Portanto somos sócios dos avanços da UFPA em todas as suas fases recentes, mas também porque fomos atores chaves, como militantes dos movimentos estudantis e sindicais, nas disputas eleitorais de 2001 e 2005. E diga-se de passagem, em 2005 o professor Maneschy apoiou a candidatura do atual reitor e contribuiu até recentemente, através da PROPESP com a atual administração.

Reivindicaremos sempre o nosso papel na construção e vitória nas eleições de 2001 e 2005, porque por ela fizemos inimizades, dedicamos tempos preciosos, porque entendíamos que tínhamos as melhores propostas para a UFPA e não nos arrependemos daquela opção. Hoje a opção é Maneschy e Schneider para UFPA Avançar Mais e Melhor.