Eleições- Mudar a Demos para melhorar a Pólis

Demos: são os cidadãos, as pessoas titularizadas, podem votar e serem votadas. Pólis é o Estado como um todo (executivo, legislativo e Judiciário). Como podemos querer uma Pólis Finlandeza com uma concentração de renda que supera tão somente Serra Leoa?

Quase 30% do povo brasileiro ganha até R$ 100,00 (cem reais por mês) e mais de dois terços da população ganha até três salários mínimos.

Mai de 50% dos parlamentares brasileiros se alimentam dos eleitores desesperançados com a atividade política e são eleitos com base na patronagem (troca de favores), com eleitores ou com prefeitos.

Para alterar este quadro: Mudar as regras da competição eleitoral (voto em lista, financiamento público de campanhas), Aprimorar as instituições que impeçam a corrupção política e penalizem os infratores de fato e, finalmente, distribua-se renda, aposte-se na educação ciência e tecnologia, descentralize-se o investimento industrial do País e aposte-se na organização autônoma da sociedade civil, principalmente a interiorana.